INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE PASSO FUNDOFACULDADE IDEAU DE PASSO FUNDO

542103-1250

Você está em:

Notícias

Atualidades da agricultura são debatidas em Semana Acadêmica do curso de Agronomia

Atualidades da agricultura são debatidas em Semana Acadêmica do curso de Agronomia
28/05/2018

        Em busca de atualização dos conhecimentos sobre os assuntos de enfoque na contemporaneidade e, buscando instigar a discussão e análise crítica dos acadêmicos, o curso de Agronomia realizou sua Semana Acadêmica recebendo profissionais da região para agregar conhecimento aos seus acadêmicos.

         Com a temática “Agricultura de precisão”, o Engenheiro Agrônomo Felipe Pesini abordou a importância do mapeamento da fertilidade do solo na recomendação de utilização de fertilizantes e corretivos agrícolas. Ainda na noite de terça-feira (22), os alunos também receberam o Doutor em Agronomia, Renato Serena Fontaneli, que trouxe como tema de sua palestra “Produção de bovinos baseado em pastagens em sistemas de integração lavoura-pecuária-floresta”, dando enfoque, durante sua fala, a produção de leite baseado no consumo de pastagem e na redução de custo, para aumento de lucratividade na utilização deste sistema produtivo de leite.

        Os acadêmicos também tiveram a oportunidade de entender um pouco mais a fundo os principais contaminantes químicos e físicos da água no processo de irrigação e seus impactos sobre o sistema via análise multivariada na região central do Rio Grande do Sul. A palestra “Qualidade e manejo da água”, aconteceu na quarta-feira (23) e foi ministrada pelo Doutor em Agronomia João Fernando Zamberlan.

        No encerramento das palestras específicas, durante as atividades da Semana Acadêmica, os futuros profissionais receberam o engenheiro agrônomo Claudio Doro, que com a temática “Mercado de grãos”, trouxe para discussão fatores que impactam na variação do preço dos grãos: oferta e procura, variação do dólar e bolsa de valores de Chicago. Além disso, explanou os principais commodities da região milho, soja, trigo e aveia.

        A coordenadora do curso, professora Kátia Trevizan, enfatiza a grandiosidade do evento realizado, “A semana acadêmica é de vital importância para a sociedade acadêmica, pois é um momento onde se pode discutir e analisar as diversas variações do setor agrícola” avalia ela.

ISO 9001