INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DO ALTO URUGUAIFACULDADE IDEAU DE GETÚLIO VARGAS

543341-6600

Você está em:

Notícias

Curso de Educação Física promove debates envolvendo filosofia contemporânea

Curso de Educação Física promove debates envolvendo filosofia contemporânea
14/06/2018

        Os alunos do terceiro nível do curso de Educação Física (Licenciatura) do Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (IDEAU), campus Getúlio Vargas, encerraram os conteúdos da disciplina de Ética Pessoal e Profissional valendo-se de debates. Entre as temáticas, um dos assuntos refletidos e discutidos foram as teorias de um dos mais importantes filósofos contemporâneos, Michel Foucault, que traz em seus pensamentos a análise das instituições sociais, bem como importantes estudos sobre a psiquiatria, a medicina, as prisões, e o disciplinamento dos corpos em relação a isso.

       O filósofo é famoso também por suas ideias sobre a evolução da história da sexualidade, a ética como cuidado de si e prática da liberdade, e, ainda, a complexa relação entre poder e conhecimento. Nesse contexto, as atividades de debate e apresentação de trabalhos que foram conduzidos pela professora Patricia Bazaretti, são fundamentais para os futuros educadores em suas práticas profissionais.

         O coordenador do curso, professor Adriel Paulo Scolari, esteve presente nas apresentações dos trabalhos e atenta com encantamento para a importância da ação, considerando a densidade das teorias apresentadas pelo pensador, “É impressionante observar a capacidade de compreensão de um dos autores mais complexos da história por parte dos acadêmicos, esse entendimento é fruto da mobilização dos alunos para o conhecimento, que resulta da dedicação dos professores em instigá-los, principalmente através de metodologias ativas” enfatiza Scolari.

ISO 9001