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As redes sociais e a imagem profissional*

As redes sociais e a imagem profissional*
21/06/2012

Sabe-se da importância da manutenção de uma boa rede de relacionamentos para a carreira profissional. Isto também não é novidade. As redes sociais, certamente, auxiliam nesse processo, se bem utilizadas. É a este ponto que se quer chegar: a má utilização das redes sociais e as consequências para a imagem profissional.
As pessoas (quase sempre, trabalhadoras) parecem esquecer que tudo o que é ali postado é visto por todos. Não apenas por amigos íntimos e familiares, como também por amigos nada íntimos, colegas de trabalho, chefe, um futuro empregador, o selecionador de uma empresa. O perfil na rede social não está dissociado da pessoa e do profissional que o sujeito representa.
Como alguém poderá ser bem visto se posta, frequentemente, mensagens em que reclama do trabalho, do chefe, das horas que custam a passar? E o que dizer das fotografias que indicam que o sujeito está invariavelmente alcoolizado? E as imagens com vestimentas inadequadas (lê-se roupas de banho, decotes, transparências...) para todo mundo “curtir”, “comentar” ou, quem sabe até “compartilhar”?
Vale pensar, ainda, em outra questão que até tem gerado demissões por justa causa. Basta pesquisar as últimas jurisprudências que envolvem o tema. A rede social não é local para queixas sobre o ambiente de trabalho, práticas de gestão, salários ou a qualidade das relações interpessoais entre as equipes. Para tudo isso, existem canais de comunicação mais adequados, que não expõem a rotina da empresa para o mundo.
Ao postar qualquer informação em rede social, basta fazer-se uma simples pergunta: isso pode ser visto por meu chefe, colega, futuro empregador ou selecionador de uma empresa? Se a resposta for “depende” ou “não”, desista! Vale à pena o resguardo da imagem profissional.


*Vanessa Rissi
Psicóloga Organizacional
Professora da Faculdade IDEAU




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