543341-6600

Você está em:

Notícias

Educação Infantil - o encanto das crianças através de aprendizagens significativas

Educação Infantil - o encanto das crianças através de aprendizagens significativas
16/04/2018

A escola é um dos principais ambientes onde a criança aprende a explorar o mundo por meio do seu corpo e dos seus sentidos, neste espaço é necessário possibilitar situações de aprendizagem, explorando o que já se sabe e principalmente o que ainda será descoberto. A tarefa do professor é árdua exigindo dedicação e compromisso, isso especialmente na educação infantil, onde as crianças tem o poder de imaginar todo o universo ao seu redor fazendo produções e reproduções de tudo aquilo que aprendem.

Partindo disso, a aluna Paolla Butka do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade IDEAU realizou seu estágio na Escola Municipal de Educação Infantil Cônego Stanislau Olejnik no município de Getúlio Vargas – RS com a turma do Maternal B, esta turma continha 21 educandos e as atividades foram orientadas e supervisionadas pela Profª Gisele Maria Tonin da Costa.

O tema abordado foi os cinco sentidos onde o trabalho recebeu o título de “Cinco maneiras de conhecer o mundo”. As atividades desenvolvidas foram dinâmicas, atrativas e muito produtivas, onde cada educando participou e desenvolveu as tarefas de forma muito significativa.

Paolla conta que a turma se mostrou muito entusiasmada com o que era trazido em cada aula, tudo era tão novo que despertava curiosidade em cada educando, fazendo assim com que todos participassem e desenvolvessem as atividades propostas. “O estágio que fazemos é essencial para adquirirmos experiências como futura profissional da educação. Com ele aprendemos a planejar e avaliar tudo que está inserido na sala de aula, ou seja, o estágio exerce grande importância para que tenhamos aprendizagens significativas aliando sempre a teoria com a prática”, completa a acadêmica.

O período de Estágio, explica professora Gisele, caracteriza-se como um conjunto de atividades de aprendizagem profissional decorrente da participação em situações reais de modo a assegurar aos graduandos experiência de exercício profissional, e tem por objetivo exercitar a competência técnica e habilitar o estudante a exercer sua profissão, ensejando aos licenciados a observação e acompanhamento, a participação no planejamento, na execução e na avaliação de aprendizagens do ensino ou de projetos pedagógicos.

ISO 9001