543341-6600

Você está em:

Notícias

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas...

A leitura é uma porta aberta para um mundo de descobertas...
19/05/2017

Dentre os Projetos Pedagógicos desenvolvidos pelo Centro de Educação IDEAU – Colégio Santa Clara destacam-se os Projetos de Literatura e Projeto da Sacola Literária, que visam levar as crianças a terem contato com o mundo da literatura, despertando nelas o gosto pela leitura. Os projetos literários desenvolvidos promovem momentos de interação entre alunos, escola e família, proporcionando descobertas, alegrias, crescimento e, acima de tudo, boas reflexões. O pequeno leitor se identifica com tudo e com todos. Dentro da história, a criança quer ser ao mesmo tempo, o Lobo-mau, a Chapeuzinho Vermelho, a Vovó, o caçador, a bruxa, a Branca de neve, a princesa, o herói. Quer ser tudo, e isso é ótimo! A experiência com o lado bom e mau leva a criança a pensar por si mesma, a tirar suas próprias conclusões e a formar sua personalidade.

Segundo a Coordenadora Pedagógica professora Caroline Tonin Cadorin “a criança que ouve e lê histórias e que desde cedo é familiarizada com a leitura tende a ser muito esperta, muito mais criativa e muito mais inteligente, pois aprende a escutar melhor, a falar melhor e a agir melhor. E isso sem falar que aprende a ler mais rápido, a interpretar com mais facilidade e a ser, no futuro, um adulto apaixonado por livros”.

            Em algumas turmas, as crianças mobilizara-se entre elas para trocas de seus próprios livros. Houve maior busca de obras na biblioteca da escola. As conversas sobre autores, livros, histórias, personagens começaram a surgir do interesse da turma. Os registros passaram a ser mais significativos, o vocabulário enriquecido, vindo a contribuir para a formação não somente de leitores de obras literárias mas de compreendedores, críticos e atuantes no mundo atual, favorecendo  para um futuro  próximo.

            Nos projetos, as famílias se envolvem, pais, irmãos e avós, fortalecendo a proposta e resultados qualitativos. Na turma do 3º ano, a estudante Ana Beatriz Romanowski  juntamente com sua avó Sueli Romanowski , além da participação das atividades da Sacola Literária, trouxeram a magia da literatura infantil para nossa escola, através de contação de história.

            Durante a apresentação encenada pela aluna Ana Beatriz e sua Avó Sueli as crianças desfrutaram cada segundo, atenciosas, expressando suas emoções com olhares, gestos, suspiros, palavras... aproveitando todos detalhes; e quando encerrada a história solicitaram mais.

            “De fato essa alegria gerada pelo hábito da leitura estimula a todos os envolvidos proporcionando uma cultura ativa, formando mentes pensantes e atuantes em um mundo onde é preciso acompanhar a velocidade das informações”, salienta a professora do 3º ano,  Neicla Piva Talian.

ISO 9001