543341-6600

Você está em:

Notícias

Zum, Zum, Zum.... somos amigos das abelhas!

Zum, Zum, Zum.... somos amigos das abelhas!
20/04/2017

O projeto iniciou a partir da visita de uma abelha na sala de aula da turma da Ed. Infantil Nível II do Cento de Educação IDEAU- Colégio Santa Clara, segundo a Professora Luana Carla Toazza, as crianças estavam participando de uma atividade de roda quando a abelha entrou na sala. Tal situação bastou para a professora, em seu papel de mediadora suscitar indagações, a partir deste momento começaram a surgir muitas curiosidades por parte das crianças, como por exemplo: Como as abelhas fazem o mel? Elas respiram? O que elas comem? Elas dormem? A empolgação tomou conta da turma, que estava em estado de êxtase.

 A próxima etapa do projeto foi enviada como tarefa de casa para a família, uma pesquisa referente as curiosidades das crianças, cada família deveria pesquisar e escolher uma forma para representar o conteúdo pesquisado para os colegas e professores em uma data determinada. No dia da apresentação a sala estava organizada em forma de um seminário, a mesa dos palestrantes organizada, com microfone e a plateia com total atenção e felicidade a cada apresentação, ao final muitas aprendizagens foram construídas de uma maneira gostosa, todos muito orgulhosos de si e dos colegas.

Muitas foram as atividades desenvolvidas dentre: pesquisas, histórias, apresentação, roda de conversas, aula no laboratório.

Os objetivos do projeto foram: estimular a responsabilidade que temos para a preservação do meio ambiente, priorizar alguns exemplos que este inseto nos traz, como a solidariedade, compreensão, organização, paciência, união, a vida em comunidade e o respeito.  Chamados de insetos sociais as abelhas conseguiram atingir certo grau de desenvolvimento social, agrupando-se em comunidades nas quais existe nítida distribuição de trabalhos e responsabilidade entre as espécies que a compõem, contribuindo para um fim comum, a sobrevivência do grupo. 

Para a família da aluna Helena Dalla’Corte Mores “Estamos muito felizes com o projeto sobre as abelhas. Surgindo da curiosidade dos alunos, esse projeto permitiu ás crianças buscarem informações sobre o mundo das abelhas, a importância da preservação desses pequenos insetos e do meio onde vivem. Projetos como este estimulam a curiosidade e o interesse das crianças em participarem ativamente das pesquisas e das atividades propostas. Adoramos participar como família desse lindo projeto”.

 

ISO 9001